quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Copa Destino

Hoje, caros amigos, democracia para dar inveja a muito egípcio!

O torneio evoluiu, se popularizou, e a comissão diretora delega questões CRUCIAIS nas mãos dos competidores!

Os jogadores irão decidir como será seus destinos a partir de hoje. Têm em suas mãos as linhas do destino do campeonato e, em eleições inéditas, definiremos questões fundamentais para a definição de nosso livro de regras e da cada vez mais clara consolidação desta organização como das melhores já vistas em campeonatos de futebol por videogame às quartas à noite!

Participem, e boa sorte!

 1
Em grupos desiguais, quem tem mais participantes tem mais jogos e, portanto, chances de mais pontos. Com mais pontos, "distorce-se" a classificação geral do torneio a partir do 5º lugar.

Posicionamento:
Mantém-se a sistemática atual da classificação geral no torneio, a partir do 5º lugar, ser pela pontuação na fase de grupos.
Não acho injusto, uma vez que não basta jogar para ter os pontos, precisa ganhar. E se o jogador ganhou mais jogos por ter um grupo maior, teve mais esforço na fase de grupos para se classificar e não o conseguiu (pois não foi pra fase final). Então, acho justo que quem foi prejudicado na chance de estar entre os 4 primeiros tenha a vantagem na classificação geral SE ganhou mais jogos que os demais num grupo menor (e consequentemente, tem mais pontos). É uma situação equilibrada.


2
Na falta do competidor (WO), assume-se a regra geral dos 2x0.

O grupo do faltante sai beneficiado com "pontos garantidos" assim como saldo de gols favoráveis.


Posicionamento:
Sem sugestão.
Em qualquer competição, a confirmação de inscrição com posterior desistência (sem adentrar no mérito do motivo) gera prejuízo ao bom andamento do campeonato.
No nosso caso, uma vez iniciado o torneio, não é possível o remanejamento dos grupos sem a perda de todos os resultados e remontagem do torneio.
Nisto, a perda dos pontos e dos gols serviria como estímulo a, pelo menos, encerrar a primeira fase do torneio.
Por outro lado, o time é beneficiado na classificação geral, também a partir do 5º lugar - porque este fato também não influencia quem vai para a fase final.
Se for pensar que o torneio é uma desculpa para jogarmos videogame e termos um tempo de distração, não seria injusto, pois o grupo foi prejudicado com jogos a menos porque o grupo foi desfalcado depois de montado, e poderá jogar nas finais pois facilitou a possibilidade de classificação.

Outra possibilidade é aplicar os 2x0 no torneio, mas subtrair na hora da classificação geral os 3 pontos de cada e os 2 gols.
Caso optem por "sem efeitos", o 0x0 gerará distorções na qualificação (1 ponto pra cada - é possível que o cara que faltou fique na frente de quem jogou) e classificação que deverão ser ajustadas manualmente.


3
Critério de desempate.

Saldo de gols x Gols pró x Gols por jogo


Posicionamento:
Saldo de Gols.
Seguindo a lógica da temporada por ponto corrido, o saldo de gols reflete o jogo em sua média.
Por exemplo, alguém que goleou, mas depois tomou uma sacolada, se beneficiaria numa regra em gols pró, enquanto um time que trabalhou propriamente a defesa sairia prejudicado.
Se o caso for prestigiar o jogo agressivo, qualquer um prestigia, uma vez que o jogo agressivo que dá certo não precisa de critério de desempate.

17 comentários:

  1. Só uma ponderação. Para a votação do item 2, acho que o WO não deveria ter reflexos no campeonato, apenas no torneio. Explico: digamos que 3 competidores do mesmo grupo se ausentem de um total de 5, isso quer dizer que os 3 ausentes teriam 6 pontos no campeonato e no torneio sem jogar nenhum jogo, enquanto que pode acontecer do outro grupo não ter WO e algum jogador não fazer nenhum ponto. Ou seja, TOTALMENTE INJUSTO! Nesse caso, quem jogou e perdeu saiu em desvantagem pra quem sequer jogou um jogo! Pensem nisso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Dá tempo de mudar os votos até as 22h...

    ResponderExcluir
  3. Por que não dar um tempo maior pra todo mundo pensar nas perguntas? Hoje até às 22hs é muito pouco tempo...

    ResponderExcluir
  4. Pronto... têm até terça que vem

    Os que quiserem, postem aqui seus argumentos.
    Os votos poderão ser alterados, se assim quiserem até terça à noite.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Valeu...

    Galera, pensem direito nesse ponto do WO porque no meu modo de ver é o mais polêmico e pode ser o mais injusto de todos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. O único problema de ser um excelente jogador, é que eu geralmente chego na final e acabo dormindo tarde!!!! Hahahahah!!!! É uma compensação, os mais fraquinhos dormem cedo!!! Abs. O Bicampeão!!!! Não reparem na humildade e na modestia.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!
    Eu fui pra casa mais cedo que nunca... Foi tanto chocolate que pode me chamar de oompa loompa honorário!

    Abraços!

    Cadu, pronto o fechamento?

    ResponderExcluir
  8. Hoje é o último dia para votar, hein!

    ResponderExcluir
  9. Mais um detalhe quanto ao item 2. Como as chaves (os grupos) são montadas somente após a confirmação dos participantes, normalmente se faz uma chave dos "online" e outra chave dos que vão até a casa do Rodrigo. Oras, se as pessoas estão na casa do Rodrigo, com certeza estarão no grupo e mais certeza ainda que vão jogar. Logo, essa questão do WO (valendo os pontos do 2x0 e gols para o torneio todo) seria muito mais benéfica para o grupo dos online, que tem muito mais imprevisto (queda de conexão, etc) e maiores chances de dar WO.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Arnaldo. Acho injusto o sistema de WO. Inclusive acho que não é legal que um grupo com mais pessoas tenha o mesmo peso na hora de posicionar a classificação final do campeonato. Teriamos que calcular a media de pontos conquistados (pontos/jogos) e gerar uma classificação em cima disso. E o sistema de WO só atrapalha mais e torna essa classificação final incorreta!

    ResponderExcluir
  11. Arnaldo, o campeonato é ocmtado com os que confirmaram. Não necessariamente eles já chegaram ou chegarão.

    Sobre a falha na classificação final, pontos/jogos beneficia o menor grupo.
    O cara que ralou num grupo maior para tentar chegar à semi fica prejudicado na classificação final. Consequentemente, conhecendo o eleitorado, SEMPRE vão chorar que ficaram no grupo maior.

    A medida menos gravosa é que cada um só confirme a presença SE TIVER CERTEZA que estará disponível.

    ResponderExcluir
  12. Diego e Rod, não dá pra tentar adaptar pro próximo torneio aquele esquema de mata-mata e repescagem? Isso não solucionaria todos os problemas?

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre deixei claro que gosto mais desse esquema de mata-mata com repescagem.
    O único problema é que todo mundo tem que ficar ligado. Se um come mosca, atrasa a vida de todo mundo.
    De qq jeito... tb prefiro o sistema de eliminação com repescagem.

    ResponderExcluir
  14. Arnaldo, acho que a logistica para esse tipo de chaveamento não ficou muito boa. Ficamos mais tempo esperando que jogando. Mas se vcs quiserem tentar mais uma vez, por mim tudo bem!

    ResponderExcluir
  15. Plus, o challonge publica a chave no site.

    ResponderExcluir
  16. Só tem um problema. Se duas pessoas sairem na mesma fase, como vamos decidir a classificação final (saldo de gols?).

    ResponderExcluir
  17. Isso.
    Mantém a regra:
    Saldo de gols;
    Gols pró;
    Concurso de beleza;
    clube da luta;
    duelo de espada;
    duelo com armas de fogo.

    ResponderExcluir

Poste aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...